Existem muitas dúvidas quanto ao momento correto de se iniciar o tratamento fisioterapêutico.
É claro que a condição do paciente deve ser levado em consideração, em alguns momentos a fisioterapia é extremamente contra indicada, como exemplo numa perna com trombose, neste caso o ideal é deixar a perna em repouso e ter um monitoramento dos sintomas.
No entanto, em outras lesões o ideal é que se começe imediatamente.
Numa cururgia ortopédica por exemplo, temos várias intervenções possiveis para a fisioterapia domiciliar. No pós operatório imediato, alguns recursos fisioterapeuticos como o laser ajuda na cicatrização do tecido, e pode ser realizado num pós operatório de tendão patelar, num pós operatório de tendão calcâneo, dentre outros, o laser ajudaria muito na redução do tempo de cicatrização.
Em outras lesões ortopédicas como ligamento cruzado, a fisioterapia domiciliar pode ajudar desde o inicio no controle do edema (inchaço) por meio de drenagem e linfotaping, a fisioterapia domiciliar tambem ajuda na cicatrização, tornando-a mais rapida e fechando as portas de entrada de bactérias; não é comum a redução na amplitude do movimento, ou seja, a pessoa não consegue esticar a perna, e isso já pode ser estimulado 3 horas após a cirurgia ortopédica.
Em lesões neurologicas ou doenças neurologicas nem se fala, no avc (acidente vascular cerebral) é importantissimo que a fisioterapia entre com seus exercícios pós avc o quanto antes, trabalhando força, equilibrio, mobilidade, assim que o paciente não correr mais risco de morte.
Nos casos de Parkinson, a fisioterapia domiciliar deve começar assim que o paciente sentir dificuldades para as tarefas do dia a dia, ou assim que diagnosticado, pois desta maneira, a fisioterapia irá ajudae a reduzir a perda deste paciente, que tende a ficar debilitado com o tempo.
Em pacientes idosos, a fisioterapia irá ajudar muito na manutenção da força, do equilíbrio, do vigor físico; quanto mais cedo comecar o atendimento fisioterapeutico domiciliar, melhor serão os resultados. A conta é simples, é melhor manter, do que resgatar o que perdeu, porisso é interessante o inicio imediato.
Quando o idoso faz fisioterapia, ele continua independente, realizando suas tarefas diárias, cuidando do seu "nariz". quando o paciente não pode mais realizar as suas tarefas do dia a dia, a familia tem altos custos com equipe de enfermagem e cuidados.
comece o mais rapido possível, para que possa ter resultados melhores e rápidos.
Fisioterapia domiciliar dr Rafael Freitas
42 998680919