AVC é a sigla para “acidente Vascular Cerebral”, o nome acidente, vem para dar uma ideia que não é uma doença, como uma gripe, ou alguma outra doença que tenha início, meio e fim; o AVC é uma interrupção brusca no fluxo sanguíneo cerebral.
Estima-se que o cérebro consuma ¼ dos nutrientes e do oxigênio do corpo, então o gasto é enorme, e precisa estar abastecido a cada segundo.
O AVC (acidente vascular cerebral) pode acontecer de duas formas distintas. Imaginemos que a artéria que leva sangue ao cérebro é como uma mangueira de jardim, mas invés de água, leva sangue, cheio de oxigênio e nutrientes (alimento) para os neurônios.
Quando a mangueira entope, e não permite a passagem de agua, damos o nome de AVC ISQUÊMICO (Acidente vascular cerebral isquêmico Fisioterapia), pois por uma obstrução, o sangue não passou, e o local que era para receber o oxigênio e o nutriente não recebeu.
Quando a pressão é grande e a mangueira se rompe, ou seja, há um buraco no meio da mangueira e não chega a agua, sangue, nutriente... Aí damos o nome de AVC Hemorrágico (Acidente vascular cerebral Hemorrágico Fisioterapia). O sangue fora do vaso sanguíneo (neste exemplo mangueira) é extremamente prejudicial para a célula cerebral, o neurônio, e por onde esse sangue fora da artéria passa ele vai causando morte das células, pela sua toxicidade.
Os neurônios são células extremamente complexas, e utilizam muito oxigênio e nutrientes, porisso em ambos os casos, vai acontecer a morte de células do cérebro, pois houve falta de oxigênio.
Quais áreas do cérebro são Afetadas num AVC (Acidente vascular cerebral)?
O trajeto daquela artéria entupida o que se rompeu é que vai determinar as áreas afetadas, no cérebro existem centenas de artérias, dos tamanhos mais diversos. Quanto mais importante, ou maior for a área irrigada por aquela artéria (mangueira) maior serão as áreas afetadas.
Nosso cérebro é dividido em regiões, regiões que tem ligação com a fala, memória, emoções, motoras, equilíbrio, visão...... e dependendo das regiões afetadas pelo avc e o tamanho da lesão, é que conseguimos avaliar quais funções foram comprometidas.