Fisioterapia para pessoas que pararam de andar

Fisioterapia para pessoas que pararam de andar

Recebo vários contatos todos os dias a respeito de pacientes que desejam voltar a andar. 

Ou são pacientes que tiveram avc (acidente vascular cerebral) ou TCE (traumatismo crânio encefálico), e alguns mais idosos, que fizeram cirurgias ortopédias como de Protese total de quadril, dentre outros. 

Apesar dos tratamentos serem bem distintos, pois em lesões neurológicas, geralmente o centro de equilibrio é danificado, e primeiramente começamos por esta etapa. 

Mas para ficar em pé, existem alguns requisitos. 

Força de tronco - afinal, se não consegue manter o tronco reto quando sentado, não conseguirá manter o tronco em pé. então sentar o paciente em casa ajuda muito a preparação para ficar em pé. 

sentar primeiro com apoio, de almofadas, e depois sem apoio algum, tendo o paciente que ficar sozinho sentado. 

Força de Membros Inferiores - a força nas pernas é necessário para caminhar, mas ela é desenvolvida quando deixamos o paciente em pé, porisso antes de caminhar, ficamos bastante tempo em pé. Só de ficar em pé já é um grande exercício.

Quando o objetivo do paciente é andar, eu coloco em pé desde o primeiro dia, para que o cérebro volte a entender a posição em pé, volte a gostar de ficar ereto. 

Não adianta treinar meses e meses na cama pra depois ficar em pé, tem que ser sempre o mais cedo possível (desde que não haja contra-indicação)

Fisioterapia domiciliar, mais perto de você do que nunca. 

Compartilhe nas redes sociais
Entre em contato